• jornalsulfluminens

Carta da Faaperj ao senador Paulo Paim

Da: Federação das Associações dos Aposentados e Pensionistas do Estado do Rio de Janeiro.

Para: Senador Paulo Paim.


Prezado Senador,


Como é do seu conhecimento, a Covid 19 está matando milhares de idosos em todo o País, deixando para trás um rastro de tristeza, luto e miséria.

Miséria sim, nobre senador, porque o momento atual está apresentando aquilo que as nossas instituições previam quando lutávamos contra a reforma da previdência: o empobrecimento brutal das viúvas brasileiras.

Segundo a última pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde, a Covid 19 matou 142.049 pessoas acima dos 60 anos. E isso até 12 de janeiro!

Vossa excelência também sabe, senador, que a reforma trocou os 100% do salário ou da aposentadoria que a pensionista teria direito, por 60%. Quem tinha uma renda familiar de R$ 2.000,00, por exemplo, morrendo o chefe da família, passou a ganhar somente R$ 1.200,00, sem que os preços do aluguel, dos remédios, da alimentação, vestuário, para essa pensionista, tenham caído também 40%.

E a consequência é o aumento considerável de viúvas pobres ou mesmo na miséria, pois em muitas casas ainda reina o desemprego dos filhos.

O motivo desta, caro senador Paulo Paim, é reivindicar a apresentação de uma Proposta de Emenda à Constituição que restitua a pensão de 100% às pobres viúvas ou o seu apoio, se alguma outra PEC neste sentido já tiver sido apresentada.

Esclarecemos que escrevemos antes para os deputados, mas, Infelizmente, não obtivemos resposta.

Certos de que o senador atenderá a este pleito, que é justo, agradecemos, antecipadamente.

Yedda Gaspar Rômulo de Carvalho

Presidente – Faaperj Diretor Previdenciário da AAP-VR e da Faaperj



2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo