REALIZADORES
O PROJETO HUMANIZAÇÃO
TERMO DE FOMENTO 003/2024
As instituições de longa permanência para idosos (ILPIs) são padronizadas como locais de assistência integral ao idoso, cada uma com sua própria doutrina organizacional, com ou sem fins lucrativos, promovendo a valorização e autonomia, partindo para preservação da individualização e respeito a cada idoso ali abrigado. As ILPIs são instituições de referência para acolhimento de idosos em situação de vulnerabilidade social, mas também são referência como lares para famílias que procuram o serviço como apoio, ao se sentirem sobrecarregadas e despreparadas para cuidar da pessoa idosa.
Além da preocupação com os aspectos físicos e psicológicos enfrentados pelos idosos, há uma discussão muito grande em relação ao atendimento humanizado das pessoas idosas institucionalizadas.
Este Projeto Humanização foi desenvolvido para promover maior qualidade de vida das pessoas idosas e a preservação da saúde física e emocional dos profissionais que atuam diretamente com as pessoas idosas institucionalizadas.
O Projeto HumanizAção, do Grupo AAPVR, tem como apoiadores a Prefeitura Municipal de Volta Redonda, o Fundo Municipal dos Direitos do Idoso de Volta Redonda, do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e o patrocínio das empresas KAROON ENERGY e da Nova Transportadora d Sudeste S/A – NTS.
O Projeto busca estratégias que visem contribuir para a assistência integral das pessoas idosas que vivem na ILPI João Miguel da Silva de modo a viabilizar a melhora na qualidade de vida nesta etapa de vida. É preciso investir na humanização, na melhoria do acolhimento físico e emocional, na participação dos familiares dentro da instituição, fazendo com que os internos não se sintam abandonados e isolados. O Projeto justifica-se, ainda, para reforçar os procedimentos à luz da perspectiva abordada na Política Nacional de Humanização (PNH) e suas diretrizes capazes de nortear o processo de trabalho das equipes que tornam o atendimento humanizado.
O objetivo geral proposto pelo Projeto é garantir os Direitos das Pessoas Idosas Institucionalizadas na ILPI João Miguel da Silva, através da humanização e manutenção dos serviços prestados.
Cabe salientar que um dos objetivos específicos do Projeto é realizar a Capacitação continuada dos profissionais da ILPI, conforme as diretrizes da Política Nacional de Humanização, além de promover Oficinas Terapêuticas, incentivar a prática de exercícios físicos, através das oficinas de mobilidade programadas por Fisioterapeuta e Educador Físico, sempre com o foco em melhorar a qualidade de vida das pessoas idosas.