PANO_CPSI-3.jpg

CENTRO DE PREVENÇÃO
À 
SAÚDE DO IDOSO

    O Centro de Prevenção à Saúde do Idoso Roque Garcia Duarte (CPSI), inaugurando em 1998, foi estruturado como um Centro de Prevenção, capacitação, reabilitação e socialização. 

     Os projetos desenvolvidos no CPSI são comprometidos com o desenvolvimento de atividades sociais que atendam às necessidades específicas do idoso, associado e público em geral. 

   Além disso, busca soluções e respostas para uma envelhecimento saudável, atuando na prevenção primária, secundária e terciária, objetivando a independência e autonomia da população idosa, retardando a ocorrência de complicações patológicas, controlando doenças crônicas preexistentes. Agrega conhecimentos às necessidades de prevenção e promoção da saúde orgânica, física e mental.

FUNCIONAMENTO: 8H ÀS 18H.
TEL.: (24) 2102-0910.

ESPECIALIDADES

 

ACUPUNTURA

      É uma terapia que consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo para tratar doenças e para promover a saúde. As agulhas, quando aplicadas sobre algumas regiões específicas, são capazes de tratar diversas doenças físicas ou emocionais, como sinusite, asma, enxaqueca ou artrite, por exemplo, além de melhorar o sistema imunológico.

 

Algumas indicações:

 

- Problemas na boca como dor após extração de dente, gengivite ou faringite;
- Doenças respiratórias como sinusite, rinite, resfriado, asma ou bronquite;
- Doenças oftalmológicas como conjuntivite, catarata ou miopia em crianças;
- Problemas neurológicos como dor de cabeça ou enxaqueca;
- Problemas gastrointestinais como excesso de acidez no estômago, úlcera duodenal, prisão de ventre ou diarreia;
- Problemas ortopédicos como dor ciática, lombalgia ou artrite reumatoide;
- Distúrbios de sono como insônia.

Além desses problemas, a acupuntura pode ser utilizada no tratamento de doenças e distúrbios emocionais como ansiedade, estresse ou depressão.

PROFISSIONAIS RESPONSÁVEIS: Daniela Machado,  
Roberta Rímulo e Roberta Valim

IMG_7011.JPG

ATIVIDADES
FÍSICAS

HIDROGINÁSTICA

      É um exercício aeróbico feito em piscinas, que tem como objetivo trabalhar o condicionamento físico (cardiovascular e muscular), por meio de treinamentos que melhoram a coordenação motora, flexibilidade e relaxamento. A hidroginástica também é utilizada para quem quer perder peso e sair do sedentarismo.  

 

PROFISSIONAIS RESPONSÁVEIS: Fernanda Dias, Fernanda Lewer, Lúcia Helena de Paiva, Luiz Antônio Rodrigues , Miliana Eliza e Tainá Donola.

 

AUDIOMETRIA

      É um exame que tem como objetivo avaliar a capacidade do paciente para ouvir e interpretar sons. Através do exame detectam-se possíveis alterações auditivas e permite orientar o paciente sobre as medidas preventivas ou tratamentos mais adequados para cada caso.

PROFISSIONAL RESPONSÁVEL:  Luciana Cardoso

audiometria.jpg
 

FISIOTERAPIA

IMG_0669.JPG
IMG_0669_edited.jpg

PRÁTICAS INTEGRATIVAS

YOGA


    É considerada uma terapia complementar que liga as energias de mente e corpo, combinando posturas, técnicas respiratórias, meditação e relaxamento. A finalidade é promover equilíbrio físico, mental, psíquico e espiritual.

PROFISSIONAL RESPONSÁVEL: Áurea Balbi

T'AI CHI CHUAN

      Essa prática tem como principal diferencial a junção de movimentos com o estado meditativo. É uma forma de exercitar o corpo e a mente simultaneamente, fato que tem tornado o Tai Chi cada vez mais conhecido em todo o mundo como uma atividade terapêutica. 

PROFISSIONAL RESPONSÁVEL:  Eva Julianna Medveczy Meszlénýi

MEDITAÇÃO
 

    É uma técnica que tem como finalidade equilibrar emoções e oferecer uma nova forma de lidar com o estresse físico e emocional, promovendo a paz interior.

PROFISSIONAL RESPONSÁVEL: ​ Eva Julianna Medveczy Meszlénýi

 

ATENDIMENTO PSICOLÓGICO

É considerada uma terapia complementar que liga as energias de mente e corpo, combinando posturas, técnicas respiratórias, meditação e relaxamento. A finalidade é promover equilíbrio físico, mental, psíquico e espiritual.

A Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais. Ou melhor dizendo, estuda o que motiva o comportamento humano, seus sentimentos, emoções, percepções, aprendizagem e inteligência.

 

O CPSI trabalha tanto com idosos e adolescentes a partir de 14 anos.

PROFISSIONAIS RESPONSÁVEIS: Edna Quintino, Kátia Silvério, Márcia Pereira, Selma Elisa e Soraya Regina.

 

ONDE ESTAMOS

Rua 535, nº 835, Nossa Srª das Graças,
Volta Redonda - Rio de Janeiro.

Telefone:
(24) 2102-0910. 

 

Siga a gente:

  • White Facebook Icon
  • YouTube - Círculo Branco
  • LOGO INSTAGRAM SEM FUNDO

© 2020 criado por AAP-VR.