A AAP-VR surgiu da união e da organização da classe de aposentados e pensionistas, ex-funcionários da CSN, que organizados numa Comissão de Estudo, elaborou a estrutura do que seria a primeira assembleia de fundação e criação dos “Industriários Aposentados da Região Sul Fluminense (AIARSULFLU)”. A Assembleia histórica aconteceu no dia 20 de maio de 1973, no Cine Avenida, na Avenida Amaral Peixoto, sendo eleito para presidir a diretoria provisória, Mário Pinheiro dos Santos, cujo mandato iria até 16 de março de 1974.

 

Os aposentados já tinham uma instituição para defender os seus interesses. Começava uma história de lutas, que continua até os dias de hoje, com a elaboração de estudos e até de projetos de Lei para a recuperação dos salários dos aposentados e pensionistas.

 

Hoje a AAP-VR, possui um sólido patrimônio, com sedes próprias, modernas e acessíveis. Dentre as unidades, nós temos a Sede Administrativa, o Centro Odontológico, Centro de Saúde de Volta Redonda, Centro de Prevenção à Saúde do Idoso, Instituição de Longa Permanência para Idosos, Posto Avançado de Barra do Piraí, Posto Avançado de Pinheiral e Sede Campestre.

HISTÓRIA