08-Outubro-2018 | 10:00 |

Outubro Rosa: Declare seu amor por você mesma

O mês de outubro é um mês muito especial, repleto de datas comemorativas e de ações de conscientização. Dentre elas, temos o Outubro Rosa, que levanta uma bandeira muito importante para as mulheres: a prevenção do câncer de mama. Iniciada em 1997, nos Estados Unidos, essa campanha serve como um alerta sobre a quantidade de mortes por essa doença
e, consequentemente, a importância de um diagnóstico precoce.

É muito comum vermos um laço rosa em diversos lugares durante essa campanha, mas o que não sabemos é que ele foi distribuído pela primeira vez em uma corrida pela cura do câncer de mama, em 1990, pela Fundação Susan G. Komen – organização responsável por lutas de prevenção a esse câncer. Desde então, esse virou o símbolo oficial da campanha.

Deixando o lado histórico um pouco de lado, vamos falar sobre quais métodos de prevenção deve-se ter contra essa doença. Um deles é levar em conta o estilo de vida, buscar uma alimentação equilibrada e rica em frutas e legumes, praticar atividades físicas, evitar o tabagismo e o consumo excessivo de bebida alcoólica.


Segundo a mastologista Priscila Marquiori, o autoexame é de suma importância para que os primeiros indícios sejam identificados.
“Outro método preventivo é o autoexame, o de toque, pois ele é importante para que a mulher conheça o seu corpo, e, caso apareça algo de diferente, ela já deve procurar um
profissional – mastologista – imediatamente. ”


A nossa Associação está abraçando essa causa. No dia 10 de outubro, será realizado uma palestra de conscientização, no Centro de Prevenção à Saúde do Idoso Roque Garcia Duarte, Rua 535, nº 835, Nossa Senhora das Graças, Volta Redonda – RJ.

A AAP-VR alerta: consulte um mastologista anualmente. Um toque pode fazer muita diferença, previna-se!

 

Léo Rocha

Assessoria de Imprensa

Publicidade:

Assine nossa Newsletter

Obrigado por se cadastrar!

topo