11-Janeiro-2018 | 09:56 | Previdenciário

Falta de funcionários ameaça serviços do INSS

Setor necessita de 16.548 novos servidores para suprir a falta de pessoal em todo o país

Um estudo do INSS, enviado ao Ministério do Planejamento, ao qual a COBAP teve acesso, alertou a pasta sobre um possível colapso no atendimento nas agências do órgão, devido à falta de servidores.

Segundo a nota técnica, das 1.613 agências do país, 321 têm de 50% a 100% do quadro de pessoal com pedido de aposentadoria. Ou seja, nesses postos, mais da metade dos funcionários podem deixar a ativa nos próximos meses. 

Aponta o documento que, se novas convocações ou concursos não forem feitos, há o risco de as agências pararem os atendimentos, interrompendo a concessão de aposentadorias e outros serviços.

Pelo levantamento, o INSS precisa de 16.548 novos servidores para suprir a falta de pessoal em todo o Brasil. A diretoria de gestão de pessoas, que preparou o estudo, recomenda que o órgão convoque 2.114 técnicos do Seguro Social, através do concurso realizado em 2015, com validade até agosto de 2018.

O INSS pede ainda que um novo concurso seja realizado, para que 13.904 profissionais sejam convocados, entre analistas do Seguro Social, técnicos e peritos. Para pedir a seleção, o INSS usa como argumento o alto número de evasões do órgão, a alta quantidade de servidores em abono permanência, além da crescente demanda por serviços.


Fonte: Cobap

Publicidade:

Assine nossa Newsletter

Obrigado por se cadastrar!

topo