23-Março-2018 | 14:03 | CPSI

Dificuldades na Linguagem do Idoso

A linguagem é a capacidade que possuímos de expressar nossos pensamentos, ideias, opiniões e sentimentos.Com o processo do envelhecimento algumas habilidades de comunicação podem se alterar, dificultando o relacionamento do idoso com a sociedade, até mesmo levando ao isolamento.

Os problemas relacionados a fala e linguagem são os mais lembrados pela população em geral, ao pensar em fonoaudiologia.

Podemos considerar que cada um de nós guarda em seu cérebro uma grande biblioteca, construída, dia após dia, através de suas experiências de vida. Essas informações são armazenadas e utilizadas quando necessárias, porém no envelhecimento há uma desorganização dessas informações, podendo acontecer comprometimentos como:

- troca de uma palavra por outra;

- dificuldade na elaboração e na compreensão de frases ditas ou escritas;

- repetição de frases;

- frases fora do contexto do diálogo.

Hoje sabe-se que através de atividades especificas, ativam-se novas conexões cerebrais e restabelecemos outras que já existiam, de uma forma figurada, novos livros são comprados para a biblioteca e ao mesmo tempo se organizam às informações que já existiam.

Assim recomenda-se intervenção fonoaudiológica sempre que se percebam alterações na fala e na comunicação do idoso.

Pensando nisso, criamos no CPSI – Centro de Prevenção à Saúde do Idoso –, o grupo Na Ponta da Língua e Oficina da Linguagem, que visam proporcionar bons encontros, vivências com a linguagem oral e escrita, melhorando a comunicação. São elaborados exercícios que visam restabelecer e fortalecer memória, atenção, vocabulário e compreensão.

Os grupos funcionam todas as segundas-feiras, de 14:30 às 16:00 e 16:00 às 17:30.

Ana Paula Dias de Mello Vaz - Fonoaudióloga

Luciana Cardoso de Oliveira - Fonoaudióloga 

 

Publicidade:

Assine nossa Newsletter

Obrigado por se cadastrar!

topo