26-Outubro-2018 | 17:00 |

90% dos casos de AVC podem ser evitados

AAP-VR discute sobre o Dia Mundial de Prevenção do Acidente Vascular Cerebral

A Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda realizará, na próxima segunda-feira (29), no Centro de Prevenção à Saúde do Idoso Roque Garcia Duarte, uma palestra sobre o Dia Mundial de Prevenção do Acidente Vascular Cerebral. Ministrada pela geriatra Stela Motta, sob o tema “Reerguendo-se após o AVC”, a palestra irá discutir sobre o tema, prevenções e métodos de tratamento.

O AVC, uma das doenças que mais causa morte no mundo, ocorre quando há o entupimento ou rompimento dos vasos sanguíneos ligados ao cérebro, provocando, assim, paralisia na área cerebral que ficou sem a circulação do sangue. Existem dois tipos de AVC, o hemorrágico e o isquêmico.

O hemorrágico é quando há o rompimento de algum caso cerebral, havendo um sangramento em alguma parte do sistema nervoso. Já o isquêmico acontece quando há uma obstrução da artéria, impedindo a passagem do oxigênio para o cérebro.

Os sintomas mais comuns do AVC são: formigamento no rosto, braço, ou nas pernas; perda da força nos membros; alteração na fala, incluindo dificuldade para articulação, expressão de compreensão; vertigem e dor de cabeça.

Segundo a médica, é necessário cuidar da saúde ao longo da vida para que o idoso não esteja propenso a desenvolver esse problema.

“A prevenção pode evitar 90% dos casos. Para prevenir é importante conhecer os principais fatores de risco: Hipertensão arterial, diabetes, colesterol alto, sedentarismo, tabagismo, algumas alterações cardíacas, obesidade, estresse. Cuidar da saúde enquanto há tempo é obrigatório para que não surjam problemas que possam ocasionar um outro ainda maior. ”

Mais informações no Centro de Prevenção à Saúde do Idoso Roque Garcia Duarte, Rua 535, Nº 835, Nossa Senhora das Graças, Volta Redonda – RJ, pelo telefone 2102-0902 ou pelo e-mail geronto@aapvr.com.

 

Léo Rocha

Assessoria de Imprensa 

Publicidade:

Assine nossa Newsletter

Obrigado por se cadastrar!

topo